Ensino Fundamental I

NOSSO COTIDIANO

Conheça o cotidiano do fundamental I

A rotina estabelecida para as turmas tem um importante papel na organização de todos, criando marcos e situações que orientam meninos e meninas. As atividades diárias e semanais, organizadas e propostas pelos professores, criam percursos significativos e auxiliam na percepção da temporalidade e na construção do cotidiano.

A rotina é essencial para que a criança se torne mais colaborativa e menos ansiosa. Tudo na Child é feito pensando no bem-estar e desenvolvimento das nossas crianças.

Alguns momentos essenciais da nossa rotina são:

Circle time

Uma rodinha que é utilizada para compartilhar experiências, trocar informações, problematizar situações do cotidiano, apresentar descobertas e realizar as indicações culturais e literárias.

Reading time

Momento de leitura no qual todos os envolvidos possuem o texto ou livro escolhido pelo professor, que possibilita momentos de análises e discussões, nas quais os alunos construam diferentes significados do mesmo texto.

Thinking time

Momento de leitura no qual todos os envolvidos possuem o texto ou livro escolhido pelo professor, que possibilita momentos de análises e discussões, nas quais os alunos construam diferentes significados do mesmo texto.

Speaking time

O trabalho com assembleias em sala de aula é um importante instrumento na busca da formação de indivíduos autônomos e críticos. É um trabalho focado na aprendizagem do diálogo e na resolução democrática dos conflitos.

Problems resolution

São situações-problema do cotidiano a serem resolvidas com diferentes estratégias, na qual damos ênfase no desenvolvimento de competências para o trabalho em grupo.

Learning with project

No Ensino Fundamental I damos sequência ao trabalho por meio de Projetos que é desenvolvido desde a Educação Infantil. Nessa estratégia, o professor tem como um dos focos de suas intervenções o estímulo, a observação e a mediação dos processos do grupo, criando situações de aprendizagem significativa e com maior responsabilidade e participação dos meninos e meninas nas escolhas dos temas e nas decisões sobre as perguntas e formas de investigação que serão usadas, assim como nas produções finais que sintetizam seus itinerários de pesquisa.