Saúde na infância – 7 Hábitos de higiene para uma vida melhor

Sabemos que criança saudável é criança feliz, por isso, é necessário ensinar hábitos de higiene desde cedo para nossas crianças, pois, segundo nossa enfermeira Patrícia Silva é através da higienização conseguimos evitar doenças infecciosas, conservar e fortalecer a saúde. Não é maravilhoso ter essa segurança?

A psicóloga Yullia Marizia explica que hábitos que começam na infância tem maior probabilidade de perdurarem por toda a vida, portanto agora é a hora de ensinar as crianças sobre saúde e higienização.

Para que esses hábitos de higiene sejam consolidados é essencial a participação de todos, principalmente família e escola. Nosso dever é orientar as crianças e ser modelo de boas práticas de higiene.

Logo nos primeiros anos, a escola já inicia esse trabalho de ensinar e informar. As crianças aprendem que precisam lavar as mãos e o jeito correto de fazê-lo e descobrem que esses hábitos podem ser divertidos e fazem bem.

Cabe a família continuar essa conscientização e servir de exemplo, afinal, os pais são os grandes modelos e heróis de seus filhos. Toda criança é naturalmente um ótimo cientista observador e está de olho e aprendendo tudo que o papai e a mamãe fazem. Por isso, a maior lição vem pelo exemplo!

Acompanhá-los nesse processo, escovando os dentes junto com ele antes de dormir ou mesmo lavar as mãos com você antes das refeições é muito mais educativo que simplesmente pedir para que faça toda vez que precisar, fora que, com certeza será muito enriquecedor partilharem esses momentos juntos.

Os hábitos precisam de um tempo até se formarem, portanto, ter paciênciasaber lidar com a situação e estabelecer um diálogo constante com o seu filho, o ajudará à adquirir os hábitos de higiene com muito mais rapidez.

 

Hábitos de higiene para uma vida melhor

 

Sabendo da importância da higienização, nossa enfermeira separou 7 atitudes que todos precisam praticar sempre, são elas:

  1. Lavar as mãos antes e depois das refeições, assim como depois de usar o banheiro

Talvez este seja um dos mais importantes hábitos a ser ensinado ao seu filho, pois segundo estudos, a mão é a principal porta de entrada para infecções e doenças.

A enfermeira Patrícia ressalta que é preciso lavar a planta das mãos, atrás e entre os dedos, ensaboando com sabão e enxaguando com água corrente, é de suma importância para mantê-las limpas.

  1. Cortar e limpar regularmente as unhas

Cuidar das unhas não é apenas uma questão de estética. O espaço entre a unha e a pele é um lugar muito oportuno para o acúmulo de sujeiras e bactérias.

Portanto, é fundamental que a criança aprenda desde cedo à importância de limpar as unhas, mantendo-as corretamente aparadas.

 

  1. Tomar banho todos os dias

Criança saudável brinca e transpira bastante ao longo do dia, não é verdade? É essencial ensinar desde cedo a importância do banho e aproveitar esse momento para conversar com seu filho. Com certeza vocês vão desfrutar bastante desse momento.

Esta não é apenas uma questão de estética, já que o banho evita o acúmulo de micro-organismos capazes de provocar doenças.

  1. Escovar os dentes ao acordar, depois das refeições e antes de dormir

A saúde bucal é outro hábito ao qual as crianças devem se habituar desde pequenas. Assegurar que elas lavem os dentes, pelo menos três vezes ao dia é o essencial!

Proporcionar que a criança tenha uma escova e uma pasta de dente adequada à sua idade é o dever e obrigação de todo pai e mãe, além, é claro, de fazer visitas ao dentista, pelo menos uma vez ao ano.

A falta de higiene bucal pode acarretar em cáries, pode provocar fortes dores e infeções à criança.

  1. Manter o nariz limpo

Manter a limpeza nasal é muito importante para evitar doenças. Lavar o nariz com frequência é um hábito que traz tantas vantagens à saúde que deveria ser uma regra tão comum quanto escovar os dentes todos os dias.

Lavar o nariz com soro fisiológico não só ajuda a limpá-lo de impurezas e secreção como combate mal-estar, doenças respiratórias, de ouvido e de garganta.

  1. Lavar os alimentos antes de comê-los

O cuidado na higienização dos alimentos é um procedimento de extrema importância, pois alimentos manipulados de forma inadequada podem ser grandes transmissores de doenças.

Nossa nutricionista Michele costa explica que se os alimentos não forem higienizados de forma correta, corre-se o risco de deixar as crianças suscetíveis a microrganismos que podem causar sérios danos á saúde delas.

Ensiná-los a lavar e a cuidar da higiene dos alimentos também é um dever que temos e passar adiante é nossa obrigação.

  1. Manter o ambiente limpo e organizado

Manter o ambiente limpo é muito importante para que se preserve o bem-estar e a saúde do seu filho.

Muitas das doenças respiratórias se disseminam com maior facilidade em ambientes de pouca higienização e ventilação.

Orientar seu filho a guardar seus brinquedos e os manter limpos é algo que deve ser exercitado. Fazer ele participar desse processo, o fará perceber a importância, e no futuro se tornará uma pessoa mais organizada e limpa.

Por fim, lembre-se que para criarmos hábitos de higiene nos nossos filhos, a principal motivação está na definição de rotinas.

Nossas crianças são nosso bem mais precioso e precisamos estar atentos aos cuidados com sua saúde integral.

Na Child Time investimos fortemente nas medidas de segurança e higienização. Nossa enfermeira Patrícia faz rondas, intervenções e inspeções constantes! Nada passa despercebido do seu olhar cuidadoso.

Aqui tem criança feliz e saudável. E aí na sua casa como estão os hábitos de higiene?

Postagens Recentes
WhatsApp WhatsChild